Notícias/B. Informativos

Clínica Veterinária do Lis

Boletim Informativo - A Processionária ou Lagarta dos Pinheiros

A Processionária ou Lagarta dos Pinheiros (Thaumetopoea Phityocampa Schiff.), é um insecto desfolhador, que pode parasitar todas as espécies de pinheiros e cedros. É extremamente nocivo para as árvores e altamente perigoso para pessoas e animais, particularmente quando em lagarta, através dos seus pêlos urticantes injectam substâncias tóxicas na pele e nas mucosas. Devido à sua curiosidade, os cães podem cheira-las, lambe-las, mordisca-las ou mesmo pisa-las.

 

Sinais Clínicos:
Na maioria dos casos, os sinais ocorrem na zona de contacto com os pelos da lagarta. Os mais comuns são: Comichão e inchado dos lábios, mucosa oral, palato mole e língua. Conjuntivite, hipersiália (babar intenso), vómitos e dor. Esporadicamente pode também provocar tosse, dificuldades respiratórias ou asfixia.

O que fazer se suspeitarmos que o nosso animal teve contacto com a Processionária?
A primeira coisa a fazer é lavar bem a boca e a língua de forma a eliminarmos os pêlos que possam estar na boca do animal. Deve-se lavar a boca com água corrente e/ou com um desinfectante oral com clorexidina, mas atenção, não se deve friccionar quando se limpa a boca e a língua, pois a fricção estimula a saída das toxinas dos pêlos. Usar luvas nesta limpeza, de forma a não desenvolver também sinais de urticária, como irritação, comichão e rubor nas mãos e braços.


Após a lavagem, o animal deve ser levado de imediato ao Médico Veterinário Assistente de modo a tentar parar a absorção das toxinas e a progressão do edema do focinho e língua, assim como a necrose da mesma. A demora no tratamento, pode provocar, dependendo do tempo decorrido e da quantidade de alérgeno recebido, a necrose da língua, dos lábios e até cegueira, incapacidades que impedirão os animais de se alimentar e que poderão induzir à sua morte conforme a gravidade das lesões. A ida rápida e pronta para o veterinário torna-se indispensável, porque o tempo corre a desfavor do cão.

 

Qual a altura do ano mais perigosa para o nosso animal?
Na nossa zona, a altura mais perigosa é entre Janeiro e Abril.

Como evitar o contacto?
A única forma de prevenção é evitar os locais onde existam pinheiros de qualquer espécie, além disso, não deixe o seu animal solto na rua sem supervisão, pois este pode ir para sítios que estejam contaminados.


 
design binário