Pet Spa

O primeiro banho do cão ou gato, não deverá ser antes dos 4 meses de idade, nem antes do programa vacinal estar completo.

O champô a usar deve ser específico para a espécie (nos animais jovens, deve ser especifico para a idade), por ter um pH adequado à pele dos animais. Não devem ser usados produtos formulados para pessoas.

Deverá ser dada especial atenção aos olhos e ouvidos para evitar a entrada de água e champô.

Banhos muito frequentes não são recomendáveis porque secam a pele e removem a oleosidade que é sua proteção natural, podendo deixar o animal mais vulnerável a desenvolver problemas dermatológicos. Em situações normais, o banho de limpeza deve ser dado uma a duas vezes por mês.

Caso haja alterações dermatológicas, existem tratamentos que consistem na administração de medicações através do banho, e aí, terá de ser o médico veterinário a aconselhar qual a regularidade do banho.

A tosquia é muito importante porque ajuda a manter a pele e o pêlo saudáveis, assim como em alturas do ano muito quentes, ajuda a que os animais não sofram tanto com o calor.
Existem certas raças que necessitam mais cuidados de estética do que outras. A primeira tosquia não deve ser feita antes dos 5 ou 6 meses.

A tosquia, é um procedimento que exige técnica e equipamentos especiais e a frequência com que se efetua depende do tipo e estado de pêlo do animal. Ajuda a desembaraçar eventuais nós, manter o pêlo mais curto em regiões do corpo que se sujam mais, remover o excesso de pêlo morto (o que acelera o processo da muda do pêlo).

Todos os cuidados de higiene necessitam de marcação prévia.