Estomatologia

A Estomatologia é a área da medicina que previne, diagnostica e trata as patologias da boca e todo aparelho estomatognático. Deste fazem parte os lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, amígdalas e restantes estruturas da orofaringe.

O número de dentes de um cão adulto pode variar de acordo com a raça, mas é em média 42 dentes. Por outro lado, a dentição de um gato adulto é em média de 30 dentes.
Os animais por si, não têm hábitos de higiene oral no seu dia-a-dia, por isso correm mais riscos de desenvolver patologia bucal, patologia esta que se pode revelar grave. Um dos primeiros sinais de uma má higiene bucal é o mau hálito (halitose).

Entre os 4 e os 6 meses de vida, tanto o cão como o gato fazem a transição da dentição de leite para a dentição definitiva. É a partir desta altura que os cuidados de higiene bucal não devem ser descuidados. A escovagem diária dos dentes e inspeção da boca é fundamental para mantê-la livre patologia bucal, mas por vezes, é complicado fazer a escovagem, e nesses casos, existem disponíveis barras, tiras mastigáveis de limpeza dentária, pó para misturar na comida ou liquido para misturar com água, que quando administrados regularmente, ajudam à prevenção do aparecimento do tártaro. Devido à sua ação mecânica, a alimentação à base de ração seca também ajuda mais na limpeza dos dentes do que a alimentação húmida.

Quando os problemas dentários se tornam severos, recorre-se a um processo de limpeza chamado destartarização. É realizado por ultra-sons, que permite a eliminação do tártaro e a limpeza dentária. Este procedimento tem de ser realizado sob anestesia geral.
Um animal livre de problemas estomatológicos, é um animal que consegue alimentar-se melhor e ter um estilo de vida mais saudável.