Analgesia / Dor

A dor é uma sensação desagradável, que varia desde o desconforto leve até ao desconforto severo. Está associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.

A analgesia é a ausência da sensação normal de dor, sem perda de consciência.

Uma das preocupações com o bem estar animal é diminuir, ou se possível eliminar totalmente, a sensação de dor nos pacientes. A dor está associada a diversas situações como traumatismos, cirurgias, doenças crónicas, processos osteoarticulares, processos tumorais, etc.

Os animais reagem de maneira muito diferente à dor. Por exemplo: os Retrievers do Labrador têm uma sensibilidade à dor muito reduzida, comparada com os Caniches ou mesmo os Husky Siberianos que têm uma maior sensibilidade à dor, mesmo com dor supostamente ligeira. Além da raça, também a idade influencia na perceção de dor. Os animais mais jovens têm maior sensibilidade à dor que os mais idosos. A resposta à dor pode ainda ser influenciada por alterações ambientas. Assim, é fundamental os tutores se aperceberem das reações dos animais no seu ambiente doméstico, visto alguns animais exprimirem menos comportamentos de dor quando estão no consultório ou internados.

O controlo da dor é de extrema importância, pois permite uma recuperação e um bem-estar mais rápido.