Gastroenterologia

Clínica Veterinária do Lis

O nome Gastroenterologia vem do grego gastro que significa estômago e entero que significa intestino, e é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo.

Os problemas gastrointestinais são uma das patologias mais frequentes nos animais de companhia. Isto deve-se especialmente a erros alimentares, mau maneio e deficiências vacinais e parasitárias.

Entre os sintomas mais comuns temos os vómitos e a diarreia, mas também existem alguns animais com obstipação ou dificuldade em defecar.

Os cães e os gatos têm bastante facilidade em vomitar, por isso, nem todas as situações de vómito são consideradas patologias graves. Por vezes, eles vomitam e permanecem sem outros sintomas clínicos e visivelmente bem, o que não nos leva a considerar que seja uma situação grave, mas sim um vómito esporádico.

Os meios de diagnóstico mais usados na avaliação de patologias gastrointestinais são a radiografia, a ecografia e a endoscopia.

Uma correcta alimentação, um programa de vacinação adequado e uma desparasitação regular diminui o risco de aparecimento de muitas alterações gastrointestinais.


 
design binário