Geriatria

A Geriatria é o ramo da medicina que estuda, previne e o trata doenças e incapacidades resultantes da idade avançada.

Da mesma forma que a longevidade humana aumentou, nos cães e gatos este fenómeno também se reflete. Há vários factores que contribuem para isso: Até há uns anos, era muito comum os cães e gatos morrerem por exemplo de doenças infecto-contagiosas como é o caso da parvovirose e esgana nos cães e coriza nos gatos, antigamente as vacinas não eram tão eficientes e também a grande maioria das pessoas não vacinava os animais. Desta forma era comum, os animais ou não chegarem a fase adulta (1 ano de idade), ou morrerem adultos jovens, não chegando assim à velhice. Outra das causas importantes foi a evolução da indústria da alimentação comercial, pois a partir do momento em que os animais se alimentam de uma comida nutricionalmente balanceada, acabam por apresentar menos problemas nutricionais e serem mais saudáveis.

Em Medicina Veterinária é muito difícil dizer com precisão a partir de quando os animais são considerados idosos. Isto deve-se muito, no caso dos cães, à discrepância de tamanho entre as raças existentes. Por norma, quanto maior o animal, menor a sua longevidade, mas isto não é nenhuma regra, a alimentação, o maneio, o ambiente, a saúde, a tendência genética, e todos os cuidados que o animal recebe ao longo da vida, vão influenciar a sua longevidade. De qualquer modo, sabe-se que de um modo geral, os cães e os gatos vivem menos de 1/3 do tempo que o homem.

A esperança média de vida dos cães situa-se entre os 9 e os 12 anos e dos gatos entre os 10 e os 13 anos.

Tal como no homem, o envelhecimento do animal faz com que os órgãos sofram uma destruição lenta e percam a sua capacidade de funcionar na perfeição. O que tem acontecido nos últimos anos é um aumento da prevalência das doenças crónicas degenerativas, como processos tumorais, diabetes mellitus, artroses, cardiopatias, disfunções renais, etc. 
Um check-up geriátrico anual ao animal com mais de 8 anos de idade, ajuda a diagnosticar e retardar a progressão de muitas patologias.

Ter um animal idoso nem sempre é fácil, mas o tutor tem o dever de ama-los e protege-los até ao final da sua vida.