Toxicologia

Clínica Veterinária do Lis

A toxicologia é o estudo das propriedades, acções e efeitos dos venenos ou tóxicos sobre os organismos. O termo toxina refere-se a venenos de origem biológica (animais ou vegetais) e também pode ser designada por biotoxina. Intoxicação, toxicose ou envenenamento é o transtorno provocado por um tóxico.

A absorção dos venenos pode ocorrer de varias formas: cutânea através da pele, oral através da ingestão, respiratória, ocular, etc. Os efeitos tóxicos podem ser locais ou generalizados pelo organismo.

Para além dos venenos que todos nós conhecemos (herbicidas, raticidas, etc), existem alguns alimentos, que para nós são inócuos, mas para os animais podem provocar envenenamento. O chocolate, as uvas, os alhos e as cebolas são alimentos muito prejudiciais aos nossos animais de estimação, podendo mesmo estes correr risco de vida devido à sua ingestão. Também alguns desparasitantes externos de cães são tóxicos para gatos. Antes de aplicar algum produto que não conheça no seu animal, aconselhe-se com o seu médico veterinário.

Em caso de envenenamento, poderá ligar para o Centro Anti-Veneno (800 250 143) e deverá contactar o seu médico veterinário com a maior brevidade possível.

 
design binário