Andrologia/Ginecologia

Clínica Veterinária do Lis

A idade em que os animais atingem a maturidade sexual varia de espécie para espécie, e, dentro da mesma espécie, de raça para raça.
Nos cães, quanto mais pequena é a raça, mais cedo se desenvolvem sexualmente.
As cadelas por norma têm cio de 6 em 6 meses, enquanto as gatas podem tê-lo de 15 em 15 dias.

A esterilização (castração) é o termo utilizado para denominar a extirpação cirúrgica dos órgãos sexuais. Nas cadelas e gatas, a ovariohisterectomia implica a extracção cirúrgica dos ovários e útero. No caso do cão ou do gato, a castração implica a excisão cirúrgica dos testículos. Em ambos os casos, é definitivo e irreversível.

Quando os donos não querem que o seu animal de estimação procrie, o mais saudável é a esterilização. A esterilização precoce evita muitos problemas graves de saúde.

No caso das fêmeas, a piometra (infecção uterina - foto) é uma doença muito comum e infelizmente pode ser fatal. A esterilização previne o seu desenvolvimento. Também no caso de tumores mamários, a esterilização precoce, previne o seu aparecimento.

No caso dos machos, além da tão indesejada “marcação de território”, a castração também evita problemas prostáticos e desenvolvimento de tumores testiculares.

 
design binário