Endoscopia

O termo endoscopia significa olhar para dentro de um paciente. A endoscopia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza um endoscópio (aparelho de inspeção visual, constituído por um monitor e um cabo flexível no qual termina uma câmara) que permite a observação diretamente dentro do corpo do paciente.

A endoscopia é utilizada no trato gastrointestinal (pós boca, esôfago, estômago, duodeno, cólon), no trato respiratório (rinoscopia, traqueoscopia e broncoscopia), no trato urinário (cistoscopia), nas cavidades pélvicas e abdominais (laparoscopia) e nas articulações (artroscopia). As mais comuns são a endoscopia digestiva alta e baixa e a rinoscopia.

A endoscopia digestiva alta ou esofagogastroduodenoscopia (popularmente conhecida apenas como endoscopia), é um exame que permite a visualização, do pós boca e parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esófago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado). Na endoscopia digestiva baixa (popularmente conhecida por colonoscopia) as imagens são do recto, intestino grosso e parte distal do íleo. 

Na rinoscopia as imagens são das fossas nasais. Estes exames são importantes para diagnóstico, mas muitas vezes são também essenciais para a remoção de corpos estranhos no nariz, esófago, estômago ou intestino.